O Grupo Manada desenvolve ações de apoio para o bem estar dos portadores das Síndromes de Ehlers-Danlos e Hipermobilidade.

Criado em Brasília, em maio de 2019, o Grupo Manada se preocupa em conectar pessoas e formar uma rede com a participação de portadores da Síndromes de Ehles-Danlos e Hipermobilidade, famílias e amigos.

Encontro Grupo Manada 2019
Encontro do Grupo Manda
Créditos: Blog do Grupo Manada

Fonte: Grupo Manada
Visite o blog do Grupo: Grupo Manada

O Grupo foi criado a partir da amizade entre pessoas que descobriram que eram portadoras da Síndrome de Ehlers-Danlos, ou que tinham familiares com a Síndrome. A partir daí foram criados os bate-papos, o grupo de estudo Encontros e o Projeto Zebras.

Nas reuniões que se seguiram, percebemos que tínhamos em comum não só a doença, mas também o atraso no diagnóstico, as consequências da iatrogenia pela inabilidade no tratamento, a dificuldade em sermos compreendidos pelos profissionais da área de saúde e pela sociedade, a desvalorização dos sintomas ou da própria doença, dentre outras coisas, informa o Blog do Grupo Manada.

ASSISTA DIVERSOS VÍDEOS SOBRE A SÍNDROME DE EHLERS-DANLOS EM SEDVIDEOS. CLIQUE AQUI.

Eventos Sedianos
Divulgue Lives e Eventos Sedianos

Uma grande rede de apoio do Grupo Manada

O Grupo Manada cresceu, seus membros perceberam o quanto é importante disseminar a informação e apoiar as pessoas que tem a Síndrome de Ehlers-Danlos e Hipermobilidade em todo o país.

Atualmente a rede de apoio já conta com o Blog do Grupo Manada, página no Facebook, Instagram, canal do Youtube, o projeto iNsed de apoio à Iniciativa SED e um grande grupo de acolhimento no WhatsApp. Todos estes canais podem ser acessados e utilizados para compartilhar as informações, dar e receber o apoio para a procura de uma diagnóstico mais rápido e para uma melhor qualidade de vida (veja os links no final desta matéria).

Um dos grandes destaques do incansável trabalho do Grupo Manada é a tramitação do Projeto de Lei 4817/2019 que atualmente está na Comissão de Direito das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados.

O Projeto de Lei, quando aprovado, vai instituir a Política Nacional de Atenção Integral à Pessoa com a Síndrome de Ehlers-Danlos e Hipermobilidade, agregando um grande avanço às políticas de saúde no Brasil e possibilitando acesso ao diagnóstico, tratamento e à dignidade na qualidade de vida.

Projeto de Lei Sedianos

Você pode apoiar o Projeto de Lei clicando na imagem acima e também participando do abaixo assinado de Sedianos.Org no Change. Clique aqui para assinar o abaixo assinado.

Como o Grupo Manada influencia no conhecimento e apoio aos portadores da Síndrome?

Grupo de Apoio

A Síndrome de Ehlers-Danlos não tem cura e pode fazer com que o paciente tenha de conviver com dores crônicas, fadiga e sintomas gastrointestinais durante toda a vida. Uma das consequências também graves pode ser a depressão.

Com isso, frequentemente ouvimos relatos de sedianos em profundo sofrimento, que não conseguem mais encontrar prazer no dia-a-dia, que sentem que a dor é tão grande ao ponto de o corpo que habitam parecer um grande fardo. Isso é extremamente compreensível e esse sofrimento deve ser acolhido e respeitado, informa o Grupo Manada no Blog.

Com objetivo de informar sobre as consequências da Síndrome de Ehlers-Danlos, os sintomas da doença e a melhoria da qualidade de vida, tanto o Blog quanto os canais do Grupo Manada nas redes sociais, debatem os pontos de interesse e envolvem os pacientes, famílias e amigos numa jornada que pode ser menos dolorosa quando todos se apoiam.

SedVídeos
Catálogo de Vídeos de Apoio aos Sedianos

Além disso, o Grupo desenvolve uma série de ações de conscientização durante toda o ano e com maior intensidade no dia de conscientização para as Doenças Raras.

Esse trabalho é muito importante para que os pacientes “sedianos” sejam vistos e amparados pela comunidade científica, médica e compreendidos pela sociedade em geral, principalmente, os familiares.

Mensagens do Grupo Manada

Em lives nas redes sociais, no Blog e no grupo de apoio do WhatsApp o Grupo Manada apresenta mensagens que podem ajudar na transformação da vida dos afetados pela Síndrome de Ehlers-Danlos e Hipermobilidade, mas não para por aí.

Antes de serem diagnosticados com a Síndrome, a peregrinação em busca de informações e o medo de ser portador de uma doença sem cura, transforma essa caminhada quase sempre numa busca solitária, incompreendida e de muito sofrimento.

Para suavizar um pouco mais essa dolorosa caminhada o Grupo Manada dá sugestões muito importantes sobre como você pode fazer para ser melhor diagnosticado e procurar por profissionais qualificados. Veja aqui as sugestões no Blog do Grupo Manada.

Aceite seus limites, dê chance para seu corpo se recuperar. Sempre há um dia após o outro. Se julgue menos, se cuide mais e aproveite os pequenos prazeres da vida, recomenda o Grupo Manada.

Grupo Manada
Link úteis do Grupo Manada
Blog: Grupo Manada
Instagram: @ehlersanlos.bsb
Facebook: Página no Facebook
Youtube: Canal do Youtube
Apoio à Iniciada SED: InSED
Grupo de Acolhimento: WhatsApp

LEIA MAIS SOBRE O ATENDIMENTO ÀS DOENÇAS RARAS NO SUS

Compartilhe agora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atention Quer receber novidades de sedianos?

Obrigado! Você se inscreveu com sucesso em Sedianos.Org!

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

SEDIANOS.ORG will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.