Israa Tayeh, de 18 anos, que ajudou a diagnosticar sua própria doença crônica, a síndrome de Ehlers-Danlos (EDS), uma doença rara que atinge 1 em cada 10-20 mil pessoas em todo o mundo, ensina Taekwondo para crianças em um centro localizado dentro de sua casa em Amã, na Jordânia. Foto de terça-feira (11) divulgada nesta quinta-feira (13) — Foto: Muhammad Hamed/Reuters

A foto de Israa Tayeh foi destaque nas fotos do dia em G1 da Globo no dia 13 de agosto de 2020. Ver.

“Chutando o estigma da doença crônica” é o título do vídeo da jovem Israa Tayeh divulgado no Yahoo News onde destaca sua superação e orça de vontade.

Israa é de Amã, Jordânia, e não deixa nada impedi-la de seus sonhos. Com faixa preta no Taekwondo e poertadora de uma doença incurável conhecida com síndrome de Ehlers-Danos, SED (ou EDS da sigla em inglês), a jovem de 18 anos dá aula para crianças.

No vídeo, a paciente Israae Tayeh, diz:

“Fazíamos muitos exames que dariam negativo, e eu ficaria chocada porque estava com dor diariamente, mas isso não saía nos exames, e os médicos não acreditariam em mim. Você está exagerando, eles diriam. Eu ficaria muito chateada porque eu estava sofrendo, e a pessoa na minha frente não sente o que estou sentindo, e ainda assim eles me diriam que você está inventando isso ou você está agindo.”

Tayeh passou horas pesquisando doenças raras até que ela encontrou um que combinava com seus sintomas.

A Síndrome de Ehlers-Danlos afeta tecido conjuntivo e exige que ela tenha um tubo de alimentação inserido através de seu nariz e em seu intestino delgado.

Ela agora espera estudar medicina com foco em doenças raras.

No Brasil inúmeros casos da Síndrome de Ehlers-Danlos (SED) causam sofrimento aos pacientes que demoram anos e anos para serem diagnósticados.

Está em discussão, na Câmara dos Deputados, o PL 4817/19 que estabelece os direitos e garantia aos portadores da Síndrome.

Você também pode colaborar assinando o abaixo-assinado em CHANGE.ORG ou clicando em apoiar o Projeto de Lei clicando em APOIAR PL4817/19.

Publicação Original: Yahoo News
Jordanian teen kicks chronic illness stigma (yahoo.com)
Foto Destaque G1 Globo:
Jovem com doença rara ensina Taekwondo para crianças na Jordânia; veja imagens desta quinta-feira (13) | Mundo | G1 (globo.com)

Compartilhe agora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atention Quer receber novidades de sedianos?

Obrigado! Você se inscreveu com sucesso em Sedianos.Org!

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

SEDIANOS.ORG will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.