A Zebra é o símbolo da Síndrome? Por quê?

Pessoas com Síndromes de Ehlers-Danlos (SED) e Transtornos Espectro Hipermobilidade (TEH) geralmente se identificam como zebras. Por quê?

Os estudantes de medicina aprendem que “quando você ouvir os cascos atrás de você, não espere ver uma zebra”. Em outras palavras, procure o diagnóstico mais comum e usual, e não o surpreendente.

Mas muitos dos Sedianos passam anos buscando um diagnóstico de distúrbios que não são bem conhecidos. Ou não é esperado em alguém que pareça normal, ou seja jovem demais para ter tantos problemas ou muito velho. 

Por que Zebra

Então a zebra se tornou o símbolo dos portadores de Síndromes de Ehlers Danlos e Transtornos Espectro Hipermobilidade para significar “Às vezes, quando você ouve cascos, é realmente uma zebra”. 

Quando você vê uma zebra, sabe que é uma zebra – mas não há duas zebras com listras idênticas, assim como duas pessoas com síndrome de Ehlers-Danlos ou TEH são idênticas. São sintomas diferentes, tipos diferentes, experiências diferentes.

Quer conhecer Diana, a zebrinha mascote do grupo de apoio aos Sedianos de Brasília? Clique aqui e conheça Diana.

Quer conhecer mais sobre SED e TEH. Clique aqui e saiba mais.

Compartilhe agora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atention Assine e receba novidades

Obrigado! Você se inscreveu com sucesso em Sedianos.Org!

There was an error while trying to send your request. Please try again.

SEDIANOS.ORG will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.